O que é Vaginite Atrófica?

O que é Vaginite atrófica?

A vaginite atrófica é um ressecamento vaginal causado por tecido afinado e redução da lubrificação.

Causas

A vaginite atrófica é causada por uma diminuição do estrógeno. Os níveis de estrógeno normalmente caem após a menopausa.

1. O estrógeno é muito importante para manter os tecidos da vagina lubrificados e saudáveis. Normalmente, o revestimento da vagina produz um fluido lubrificante claro. Este fluido torna a relação sexual mais confortável e ajuda a reduzir a irritação vaginal. O afinamento ou encolhimento do tecido vaginal causa ressecamento e inflamação.
2. Medicamentos ou hormônios utilizados para diminuir os níveis de estrógenos em mulheres, como parte do tratamento para câncer de mama, endometriose, fibrose uterina ou infertilidade
3. Tratamentos com radiação na região pélvica ou quimioterapia
4. Estresse grave, depressão ou exercícios rigorosos
5. A vaginite atrófica pode ocorrer em mulheres jovens que sofreram cirurgia para remoção dos ovários. Algumas mulheres desenvolvem a condição imediatamente após o parto ou durante a amamentação, já que os níveis de estrógeno são mais baixos nestas situações.
6. A vagina também pode ficar mais irritada com sabonetes, sabões em pó, loções, perfumes e duchas. Certos medicamentos, tabaco, absorventes internos e camisinhas também podem causar ou agravar o ressecamento vaginal. 

Tratamento de Vaginite Atrófica

Há muitos tratamentos para o ressecamento vaginal. Antes de automedicar os seus sintomas, um médico deve determinar se o problema é causado por uma redução do estrógeno, uma infecção, irritação, medicação ou por outra causa.

Alguns cremes lubrificantes e umidificantes vaginais estão disponíveis sem precisarem de prescrição médica. Com frequência, eles umidificarão a região por diversas horas. Este efeito por durar até um dia.
Utilize um lubrificante vaginal solúvel em água durante a relação sexual. Não use vaselina, óleo mineral ou outros óleos. Podem aumentar as chances de infecção e danificar o látex de camisinhas e diafragmas.
Evite sabonetes perfumados, loções, perfumes e duchas.

Cremes umidificantes vaginais também estão disponíveis sem precisarem de prescrição médica. 
Estrógeno prescrito é muito eficiente no tratamento da vaginite atrófica. Está disponível em cremes, tabletes, supositórios ou anéis, todos inseridos diretamente na vagina. Estes medicamentos fornecem estrógeno diretamente à região vaginal. Apenas uma pequena parte do estrógeno é absorvida pela corrente sanguínea.
Atualmente há um tratamento inovador, a laser (Fotona). É um tratamento rápido, indolor, seguro, não invasivo, sem pré ou pós operatório. É uma sessao de 10 a 20 minutos, única ou no máximo 2 sessões, sem complicações. O laser leva à um incremento de lubrificação vaginal, neocolagenese (formação de colágeno novo) e melhora do trofismo epitelial. Resultando em melhora da sensibilidade e conforto durante o ato sexual.

Copyright © All Rights Reserved - 2018